domingo, 4 de fevereiro de 2018

Website, Site ou Home Page? Chame Como Quiser Desde Que o Web Design Seja Fantástico!

Inteligência de Marketing Digital e Planejamento Estratégico

 

“Um bom site fica nas três primeiras posições do Google com base no seu principal produto sem aquele sinal chato de "anúncio" que às vezes é até um anti-marketing"


Marcelo de Montalvão 



Website, site ou home page? Chame do que quiser mas tem que ter um design fantástico! O que isso quer dizer? 

Ou você se destaca ou será apenas mais um...

E olha que são mais de 1,3 bilhão de sites na internet, segundo o site Internet Live Stats.

O website é a principal plataforma de marketing digital.

É a partir de seu site que devem partir as mensagens a todos os seus outros canais de mídia online.

Não adianta ter um site que ninguém lê, ninguém conhece... Seus potenciais clientes precisam encontrá-lo na internet... E as pessoas realmente interessadas em consumir consultam o Google... 

Desenvolver um website estratégico e colocá-lo na primeira página do Google no prazo de 6 a 9 meses, sem pagar anúncios do AdWords, é o primeiro passo para aumentar suas vendas pelo site.

Montax Inteligência foi capaz de colocar seu próprio website na primeira posição do Google a partir das premissas de consultas “Inteligência & Investigações” ou “Busca de Ativos”, que são algumas das palavras-chave da indústria de serviços de Inteligência.

Continue conosco e você vai saber mais sobre

1- Inteligência Competitiva (IC) na Criação de Sites
2- Estratégia de Marketing Digital
3- Criar Site Com Web Design, Design da Informação & Comunicação Social Fantásticos

Criar site é tarefa "fácil" somente para amadores. Profissionais de Inteligência de Marketing Digital sabem que a criação de sites exige planejamento estratégico

Se pretende criar site ou trabalhar com a criação de sites, este post pode ajudar. 


Inteligência Competitiva (IC) na Criação de Sites

Inteligência Competitiva (IC) é a Atividade de Inteligência aplicada ao mundo corporativo (MONTALVÃO, Marcelo de; Inteligência & Indústria - Espionagem e Contraespionagem Corporativa. Registro da Biblioteca Nacional nº 660.959).

Inteligência Competitiva existe desde que o primeiro homem conseguiu fazer fogo.

Não de forma científica e metódica como atualmente, mas, dar uma espiada para saber o que seus concorrentes estão fazendo, o que tem dado certo e o que não, é assunto antigo. 

E a Inteligência Competitiva também se aplica ao mundo digital, ao marketing online.

É o caso da elaboração e implementação de estratégias de marketing digital, online, com a identificação de potenciais clientes, canais de distribuição e dos verdadeiros tomadores de decisões.

A Inteligência empresarial - outro nome para a Inteligência Competitiva - funciona tanto no aumento das vendas quanto no aumento do Valor Econômico ou percepção sobre a marca. 

Empresas de serviços de Inteligência fazem isso com auditoria dos sites da concorrência para elaboração da estratégia de Marketing digital. 

O resultado da pesquisa é entregue por meio de um Relatório de Inteligência com base no conceito, premissas e palavras-chave.

Depois o cliente é orientado a seguir um briefing de ações táticas e operacionais para a construção de um website fantástico com base em marketing de conteúdo, artigos e textos para seu público-alvo e buyer persona.

Para àqueles que não sabem, público-alvo é a definição mais abrangente dos consumidores baseada em conceitos gerais do consumidor como se B2B ou B2C, zona de influência (país, estado ou cidade), classe social e perfil (homens, mulheres ou crianças), enquanto que buyer persona é a definição da personalidade do comprador, que pode ser o cliente ideal ou mesmo o cliente mais comum, aquele que comumente compra da gente.

A personalidade do seu comprador tem mais a ver com a profissão, cultura e modelo mental dele.

Tanto o website quanto as ações táticas e operacionais sugeridas para ser realizadas a partir de sua nova home page servem para aumentar o PageRank de seu site, a posição dele no Google.

A ideia é criar site com design moderno, aperfeiçoar seu website para atingir outros canais e colocar sua marca em melhor posição no Google. Você consegue isso com bom-gosto e algumas das palavras-chave de sua indústria. Tudo direcionado ao comprador ideal, claro.

Geralmente realizamos isso a partir da especialidade de sua empresa (quanto mais foco, melhor), dos serviços/projetos/ações que geram mais resultado econômico, em menos tempo e dos principais concorrentes ou líderes de sua indústria.


Marketing digital, marketing online, inteligência de mercado, estratégia de marketing digital, chame como quiser, mas, não se esqueça: Inteligência Competitiva existe desde que o primeiro homem conseguiu fazer fogo.


Estratégia de Marketing Digital

É como gostamos de chamar, porque não basta fazer o trabalho de Inteligência, de pesquisa. Tem que elaborar um estratégia senão seu site não vai ter tráfego.

Seja honesto consigo mesmo: Seus clientes visitam seu site? É uma home page funcional do ponto-de-vista do cliente, ou seja, ele tem algo que me atrai, um serviço que posso usar de graça ou ao menos me informar melhor sobre minha indústria? O tráfego e compras de seu site valeram o investimento? Ou você só fez porque "tá tudo mundo fazendo"...

E se você mesmo teclar no Google "aquilo que vendemos", o site da sua empresa vai aparecer bem-posicionado com seus principais concorrentes ou sua empresa praticamente não existe na internet?

Você precisa divulgar sua marca e propósito para gerar mais receitas.

Um exemplo da importância de um bom website, passar da segunda para a primeiríssima posição no Google praticamente dobra o tráfego à sua home page. Isso pode significar também o dobro de receitas com origem na Internet, não acha?

A estratégia de marketing com foco na buyer persona não conflita com a busca de clientes diversificados, de seu público-alvo. Pelo contrário: Quanto mais foco, melhor.

Quero dizer com isso que o fato de sua estratégia de marketing digital tiver um foco isso não significa exatamente um estratégia genérica do enfoque (Porter). Você pode oferecer uma gama de produtos e serviços e atender uma variedade de tipos de clientes. Apenas sua estratégia de marketing digital é que terá foco.

Como o ataque de um exército a uma fortaleza, o general precisa antes disso conhecer os pontos-fracos das muralhas. Assim é a Internet e a mente do consumidor, você precisa se concentrar em seu ponto-forte e atacar o ponto-fraco do concorrente.

E conhecer o terreno.

Esse terreno é o Google!

Vamos falar dele. Ou achou que um artigo sobre estratégia de marketing digital não falaria sobre a maior empresa de marketing do mundo?

Isso mesmo: Ao contrário do que muita gente pensa o Google não é um buscador, mas, uma empresa de marketing. 

Seu poderoso buscador foi apenas um modo funcional de chamar a atenção para o site (Adoro a palavra "funcional" porque ela revela utilidade, algo raro em um mundo tão fútil e inútil... E ajuda a vender).

Consultas simples ao Google podem ajudar a identificar as palavra-chaves de maior alcance, aquelas que geram “Aproximadamente 191.000.000 resultados” etc...

Levamos em conta apenas os websites concorrentes dos clientes da Montax que aparecem nas primeiras posições do Google, e sites de agências de notícias mais bem-posicionadas.

Os resultados variam um pouco se usarmos as palavras-chave com a primeira letra ou todas as letras maiúsculas. Faça a pesquisa de várias formas. Os melhores websites paradigmas são os websites que revelam excelente posição no Google a partir de várias premissas de busca, o que geralmente coloca um deles como um “key-player”, um Ator-chave para a implementação da estratégia de marketing digital.

Realizamos consultas de expressões-chave, que nada mais são que palavras-chave unidas, para saber quais websites com destaque na primeira página do Google.

As frases-chave, que são a união de 3 ou mais palavras-chave que atinge diretamente sua buyer persona, exemplo “como criar site fantástico” ou “truques para a criação de sites", devem ser exploradas desde que atinjam bastante resultado de busca... Tem a ver com a estratégia genérica da especialização (Porter, de novo!) ou estratégia de nicho da teoria matemática e estatística da "Cauda longa" popularizada pelo físico Chris Anderson em seu artigo da revista Wired em 2004 no qual ele mencionou a Amazon, Apple e Netflix como exemplos bem sucedidos dessa estratégia (vide A Cauda Longa - Do mercado de massa para o mercado de nicho).

São as frases usadas justamente por seus compradores, e não "xeretas" e outros trazidos aleatoriamente ao website. Curiosos ajudam a aumentar o ranking do seu website no Google, mas, seu site pode ter uma taxa de rejeição grande. A home page deve aparecer bastante, mas, para compradores, não "xeretas"... 

Sites de empresas e instituições que não são concorrentes diretos mas disputam - e conquistam - espaço na internet atingindo a sua buyer persona também devem ser auditados para fins de estratégia de marketing digital.

Alguns websites analisados são de organizações famosas que destinam grande parte de sua verba de marketing em mídias convencionais, marketing off-line como jornais, rádio e televisão. Nesse caso, cuidado porque o marketing digital deles pode não ser tão bom. É o marketing das mídias off-line que impulsionam as buscas na internet. Mas não despreza o design porque geralmente muito bem pago.

Você vai notar que as palavras-chave constam dos domínios de internet dos sites mais bem-posicionados, bem como da extensão do Domínio de Internet (exemplo: www.queroumsitefantastico.com.br e www.queroumsitefantastico.com.br/fantastico), razões pelas quais deve-se explorar as palavras-chave nos Domínios de Internet e suas extensões e evitar o uso de “tags” “html”, “php” ou outra, porque confundem o buscador Google.

Portanto, o desenvolvedor do website deve sempre usar as palavras-chave em Domínios de Internet e suas extensões e evitar as tags “html”, “php” etc. nos sites.

Atenção para as palavras-chave indicativas do local onde sua empresa funciona ou está estabelecida, se for um “lugar dos sonhos” deve ser explorado.

As palavras-chave que geram mais resultados devem ser comparadas com as mais consultadas. Você faz isso mediante consulta ao “keywordplanner”, o planejador de palavras do Google AdWords. Explore os “termos pesquisados” que apresentam maior “média de pesquisas mensais” e que são de concorrência “baixa”, ou seja, que não disputam muito espaço no Google, portanto, se exploradas vão gerar melhor posição nos resultados de pesquisas.

80% das consultas na Internet são realizadas no “buscador” Google. Seus concorrentes Bing, Yahoo e DuckDuckGo se tornaram irrelevantes, razão pela qual a Montax concentra no Google a pesquisa para desenvolvimento de um website estratégico.

Aproximadamente 70% de todo o tráfego passa pela primeira página de resultados do Google. É como a primeira página do jornal. A “Manchete”. Tem alcance muito maior. 

Atingir a primeiríssima posição com determinadas palavras-chave praticamente dobra o tráfego do site.

O Google tem um ferramenta de propaganda chamada Google AdWords. Você paga para seu site aparecer como um "Anúncio" (essa palavra aparece ao lado do nome e texto de seu site), o que é bom se puder pagar, mas, perde a credibilidade como outros sites bem-posicionados pela marca, design e conteúdo.

E o Google AdWords disponibiliza uma ferramenta fantástica de pesquisa das palavras-chaves chamada “Planejador de palavras” ou “keywordplanner” (planejador de palavras-chave, em tradução livre).

O Google é excelente, mas, não devemos confiar em uma única fonte. E em Inteligência Competitiva (IC) a melhor fonte é o mercado, ou, ao menos, a concorrência, porque cada um dos concorrentes já investigou o mercado formado por investidores, parceiros de negócios, empregados e... Concorrentes!

Os sites dos concorrentes mais bem posicionados na Internet devem ser auditados, quer para a descoberta das palavras-chave que utilizam quanto para análise do design e conteúdo, enfim, para a identificação das estratégias de marketing digital bem-sucedidas dos concorrentes. E para que seu website concorra com os sites mais bem-posicionaods, participando dos mesmos resultados de consultas.

A Inteligência Competitiva (IC) é um modo sistemático de aprender com os melhores. 

Com base em tudo que descobrir, suas pesquisas e na auditoria dos sites da concorrência – etapa que é um segredo industrial da Montax -, as palavras, expressões e frases-chave que devem compor o Domínio de Internet, suas extensões, títulos, subtítulos e repetidas vigorosamente nos textos do website.

Mas, insisto, essas palavras-chave devem estar de acordo com a sua estratégia de mercado, tanto do ponto-de-vista do público-alvo quanto da buyer pesona.

A escolha do Domínio de Internet e/ou suas extensões é a etapa principal do Search Engine Optimization (SEO) de programação, para gerar resultados na busca orgânica.

Durante o trabalho de programação, de desenvolvimento do website, as mesmas palavras-chaves utilizadas pela buyer persona nas consultas devem ser usadas no Domínio de Internet e/ou extensões.



Não faça nada disso antes de saber quem é seu público-alvo e sua buyer persona, senão vai perder seu tempo com clientes que nada têm a ver com a cultura de sua empresa.


Gostamos de pensar no Google como uma rede de pesca ou teia-de-aranha (spider-web) que captura insetos e pequenos animais desatentos e mudam o design conforme a carga eletrostática dos insetos, aprisionando-os ainda mais, conforme estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley. Design e funcionalidade são bons exemplos da natureza para o mundo dos negócios.


Concordo que tudo isso é um trabalhão, mas, se for fazer faça bem feito.


Criar Site Com Web Design, Design da Informação & Comunicação Social Fantásticos

Essa é a parte mais difícil para um web designer, apesar de a maioria não reconhecer.

Na verdade o mau-gosto é como a loucura: O primeiro sintoma é achar que somos normais. Pessoas de mau-gosto não sabem que têm mau-gosto. Falta de cultura, falta de bom-senso, pobreza de espírito, uma infância pobre, não sabemos o que leva a cafonice, porém, sabemos que ela existe e não podemos dizer isso na cara da pessoa, a não ser se estivermos pagando.

E quantas obras faraônicas - não porque fantásticas e piramidais, mas, porque caras! - não foram consideradas o cúmulo do mau-gosto?

Programadores costumam ser péssimos designers, com raríssimas exceções.

Mal comparando, um idealizador do web design está para um website o que o arquiteto está para um edifício. Elegância e sofisticação ajudam a vender. Ou você gostaria de um comercial na TV, uma propaganda de sua empresa com um monte de gente feia?

O belo vende!

Beleza vende, tanto a beleza da forma quanto do conteúdo.

Ou você acha que o iPhone de design "cru" nas cores preto com prata inspirado na Bauhaus vende muito só porque é funcional, funciona bem?  

Além das palavras-chave, para aparecer mais no Google seu website deve ter uma boa logomarca, design inovador e conteúdo rico.

O símbolo é elemento essencial da propaganda.

“(1) O símbolo é uma síntese, visual ou auditiva, destinada a transmitir uma idéia-força, guardando com esta uma relação de identidade conhecida, facilmente identificado por todos, como, por exemplo, a cruz cristã, a suástica nazista, a foice e o martelo comunistas. (2) Em virtude de sua simplificação e progressiva familiaridade com o público-alvo, atua rápida e instintivamente, originando predisposições que podem conduzir ao estado de espírito ou comportamento pretendido. (3) O símbolo constitui um veículo simples e eficaz de transmitir uma idéia ou emoção e é particularmente adequado para a comunicação com pessoas de baixo nível cultural” (Fonte: Ministério da Defesa - Exército Brasileiro - Estado-Maior do Exército - Manual de Campanha - Operações Psicológicas - 3ª Edição 1999).

A marca, logo ou logomarca é o principal fator de identidade visual de uma organização.

Ela está para uma organização o que a cruz está para a Igreja Católica e os arcos dourados, para o McDonald's. Ao vê-los, o espectador associa um símbolo à organização. 

Sua logomarca deve ser elegante e de fácil introjeção no subsconsciente das pessoas. 

Uma marca poderosa é um bom caminho para a boa comunicação social.

Montax Inteligência sugere a construção de uma logomarca que remeta o subsconsciete do espectador ao propósito de sua empresa. Tarefa para profissionais de marketing & design. 

Às vezes, um bom psicólogo ou místico resolvem. São vários os símbolos famosos que foram criados e explorados a partir de "visões" de seus autores. Ou puro "marketing" deles.

Uma logomarca tem que ser de fácil percepção e publicação em várias redes sociais.

Montax considera como tendências de marketing digital, no caso estratégias, táticas e operações no ambiente web/Internet que podem alavancar sua audiência:

a) Imagens animadas mudas (sem som), legendadas e de visual monocromático;
b) Conteúdo rico, útil aos visitantes;
c) Requisição de formulários;
d) Estudo de casos de sucesso;
e) Exposição de principais clientes.

A estratégia deve ser “holística” por meio do cruzamento de vários canais, permitindo maior linkagem, com foco em palavras-chave claras a atingir clientes e canais-de-distribuição.

Tem pessoas que não compram mas ajudam a divulgar a marca. 

Depois de pronto, seu website vai ainda depender de várias táticas como SEO para chegar lá e lá permanecer (estou falando as primeiras posições) como marketing de conteúdo com a publicação de artigos no Blog, automação de marketing, anúncios pagos e gerenciamento de relacionamento com os usuários (Google Analytics).

Essa estratégia deve ser implementada a partir de um com briefing, que vai entregar uma Apresentação de propósitos assertiva.

Tudo com base nas palavras-chave.

Design e conteúdo, como texto e compartilhamento de voz, serão reproduzidos em vários canais da web 2.0, principalmente Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Todas essas plataformas devem estar devidamente integradas ao website, sua plataforma principal, aumentando a linkagem, fluxo e rastreamento de dados.

Em suma, o website remete às fanpages, que por sua vez remetem ao website. 

Isso aumenta o PageRank do website, melhora seu posicionamento no Google.


Concordo que tudo isso é um trabalhão, mas, se for fazer faça bem feito.



Google mantém o mesmo design há quase 20 anos. Bastante inovador na época, o design minimalista desse incrível "buscador" remete à criatividade e funcionalidade.


Profissionais de Inteligência são os primeiros da lista de parceiros e colaboradores para a construção de um website estratégico, que vai aliar funcionalidade, algo que você poderá dar "de graça" - mesmo que seja um formulário de emprego - com programação, design e comunicação social.

Por isso além do profissional de Inteligência você vai precisar de um bom profissional de marketing, web building (programador), designer de marcas e profissional de audiovisual.

Ou consultar uma empresa como a Montax que reuna todos esses profissionais e organize suas melhores ideias.


SOBRE O AUTOR

Marcelo de Montalvão é diretor da Montax Inteligência.

Conecte-se com Marcelo no LinkedIn

Ouça o Marcelo no YouTube






Rio de Janeiro - RJ, Rua Figueiredo Magalhães, 387/801 - Copacabana - CEP: 22031-011
Telefone + 55 (21) 2143-6516
WhatsApp +55 (21) 99682-0489
Correio eletrônico montax@montaxbrasil.com.br


Montax Serviços de Informação Ltda.
CNPJ 11.028.620/0001-55
Copyright © 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.