2) A essência de uma fraude bem-sucedida reside
no fato de pessoas honestas não suspeitarem e, caso suspeitem, nada façam a
respeito.
3) As pessoas roubam porque veem uma
oportunidade e acreditam que podem se livrar da situação. Essas pessoas são
impedidas por bons controles, pelo medo de serem descobertas e pela punição.
4) As pessoas que são flagradas fraudando quase
sempre pegam alguma doença terminal que é miraculosamente curada um dia após a
acusação ter sido retirada. Quanto mais séria a suposta doença, mais rápida é a
recuperação. Se os médicos pudessem descobrir quais alterações metabólicas
ocorrem entre a descoberta e a absolvição, todas as doenças seriam curadas.
5) Aprofundar o mesmo poço, não significa
melhorá-lo (Edward de Bono). Se pensarmos nos muitos escritórios contábeis de
liderança que já foram processados devido a falhas para detectar uma fraude,
surge uma pergunta: por que, repentinamente, suas equipes contábeis forenses
afirmam ser especialistas em detecção e prevenção de fraudes ?
6) Se você acreditar realmente em algo e
repeti-lo sempre que for necessário, isso acontecerá. Enfatize a importância da
ética nos negócios, da honestidade e do controle em sua organização e a
mensagem será transmitida.
7) Como Nick Nelson - o trader responsável
pela falência do Barings Bank – sentiu na pele: jamais negocie sua saída de
qualquer situação. Por isso, informe sempre os erros de forma honesta e aceite
as consequências. Consequência imediata: se você realmente negociar sua saída
de uma catástrofe, ninguém mais saberá. Essa é a última cartada.
8) Nunca, nada de útil foi realizado por um
comitê. Quem já conheceu um membro de um comitê de auditoria que tenha se
demitido com base em fundamentos éticos?
9) Autorregulação é como deixar o Conde Drácula
responsável por um banco de sangue: isso nunca dará certo.
10) Toda fraude pode ser prevenida por pessoas
que fazem as perguntas certas na hora certa.
11) Nunca tenha medo de fazer uma pergunta que
faça você parecer bobo: caso tenha dúvida, pergunte e pergunte novamente. Caso
ainda não consiga entender, peça uma resposta por escrito e faça com que seus
filhos a expliquem quando você chegar em casa.
12) Se alguém disser estar ofendido por uma
pergunta feita por você, pergunte novamente e faça pressão em busca de uma
resposta.
13) Nunca ria de um infortúnio de uma pessoa,
você pode ser o próximo.
14) Nunca concorde ou autorize algo que você não
entenda.
15) Sempre associe a autoridade com a
responsabilidade: responsabilize as pessoas pelos controles e proporcione a
elas os recursos necessários. Não deixe que elas passem o chapéu. Se você for
considerado responsável (após o evento) na eventualidade de algo não ocorrer
bem, mas sobre o que você não tinha autoridade (antes do evento), ENTRE EM
PÂNICO. Você está sentado em uma bomba relógio.
16) Nunca acredite em seu próprio Relações
Públicas ou presuma que pode gerenciar algo que extrapole o âmago da sua
competência. Nesse sentido, nunca acredite ser capaz de administrar qualquer
coisa. O melhor que muitos gestores conseguem fazer é liderar. É sempre fácil
ser um bom gestor quando tudo vai bem ou quando você não se preocupa com o
andamento dos negócios. É muito mais difícil quando aqueles acima ou abaixo de
você são desonestos, grosseiros, patetas, felizes, não fazem aquilo que é
necessário ou têm pautas secretas.
17) Fique sempre alerta ao fato de que as
pessoas podem não lhe dizer toda a verdade e que algumas podem ser mais
espertas que você. Ambos os casos são difíceis de controlar.
18) Se fizer negócios arriscados, não se
surpreenda se estiver sendo explorado.
19) Administre os negócios como se você fosse o
proprietário e com o pensamento de que é o seu dinheiro que está em jogo.
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