Montax Inteligência Ensina Como
Franqueadora e Franqueados Podem se Proteger de Aventureiros do Mercado de Franchising
Saiba
onde e quais informações estratégicas acessar ou fazer constar da Circular de Oferta de
Franquia antes
de fechar negócio de franquia empresarial (franchising)
Diversificação de investimentos, novas tecnologias, desemprego, sonho de empreender e ser “dono do próprio nariz” são alguns dos fatores que levam aspirantes a empreendedores a celebrar contrato de franquia empresarial (franchising). Explorar marca já testada pelo mercado e poder contar com a experiência de alguém que já conhece o mercado e em tese quer vê-lo prosperar, porque um aliado, não um concorrente, é a razão pela qual muitos optam pela compra de um negócio de modelo “franquia empresarial (franchising)”. O Franqueado precisa ter apenas dinheiro e disposição, porque a Franqueadora dará suporte técnico e fornecerá produtos e serviços necessários ao bom desempenho do negócio. Se a marca for realmente conhecida e aprovada pelo mercado, as vendas serão mais fáceis.
Nesse post vamos esclarecer
coisas básicas que as partes, Franquedora e Franqueados, devem realizar para
não cair em uma armadilha. Somos consultados por ambas as partes,
indistintamente, motivo pelo qual tentarei ser imparcial, isento.
Você, Franqueado, conheça a Franqueadora e dona da marca
Se você optou por
empreender pelo sistema de franquia empresarial (franchising), quer ser um Franqueado,
tem Capital Inicial suficiente para a Taxa de Franquia e capital-de-giro
necessário para pagar royalties, taxa
de propaganda, insumos ou arrendamentos eventualmente fornecidos pela Franqueadora,
parabéns! Você passou pela “peneira” mais importante da Franqueadora. Agora só
falta ela conhecer melhor você para saber se se encaixa no “perfil” do Franqueado
ideal da rede. Nem sempre. Explico.
A verdade é que a maioria das
franquias não estão muito preocupadas com o seu perfil, porque estrategicamente
lucram com a Taxa de Franquia de cada contrato de franchising e essa taxa já tem valor elevado justamente para afastar
aventureiros e cobrir eventuais “fracassos” do negócio. Se o Franqueado
desistir ou demonstrar desinteresse ou indisciplina dos métodos e padrões da
Franqueadora, esta simplesmente pede aos Advogados que cuidem do assunto.
Simples assim.
Porém, muitas vezes o
fracasso se dá por culpa da Franqueadora, que ou não foi clara acerca dos
riscos do negócio ou não foi razoável na estimativa de gastos e investimentos
necessários e do tempo de demora do retorno desse investimento. A Circular de Oferta de Franquia entregue pela Franqueadora deve obedecer fielmente o artigo 3º da Lei nº 8.955/1994 que “Dispõe sobre o contrato de rede de franquia
empresarial (franchising) e dá outras providências”, com o histórico do sistema de franquia empresarial, sua
forma e modelo de negócio, situação econômica, fiscal, trabalhista e
previdenciária, situação marcária ou de patentes de invenção no Instituto
Nacional da Propriedade Industrial (INPI) etc.
O candidato a
Franqueado deve
primeiramente consultar uma empresa de Serviços de Inteligência como
a Montax Inteligência
para evitar realizar um mau negócio. Se não quiser ou não puder contratar uma
consultoria de risco, deve realizar uma auditoria preventiva por conta própria,
uma due diligence investigativa. Vou
ensinar agora mesmo como pode fazê-lo.
O investidor deve verificar os comentários sobre a marca no Google, Bing
e Yahoo! Depois, identificar a razão social/CNPJ da empresa Franqueadora
e proprietária da marca no próprio INPI ou no REGISTRO.br e consultá-la
nos sites dos principais tribunais de justiça do País ou da sede da Franqueadora, geralmente dos Estados de São Paulo, Rio de
Janeiro e Paraná.
Com o processo judicial eletrônico (PJe) tudo ficou mais fácil. Leia com
atenção as petições iniciais dos Franqueados que se
arrependeram e processaram a Franqueadora. Olho vivo nas alegações, provas e
acusações. Não acredite 100% em tudo, mas, onde há fumaça há fogo.
Realizada investigação na Internet, e constatada que a Franqueadora
é o sonho de consumo de todo Franqueado, você está quase pronto para investir
seu tempo e dinheiro (um desses dois recursos você com certeza jamais vai
recuperar em caso de fracasso, adivinha qual é?). Não, não faça nada ainda. É
necessária uma pesquisa “de campo”, pesquisa esta que 99% dos candidatos a Franqueados
não realiza, tarefa simples que pode evitar muita dor de cabeça:
A investigação do Ponto comercial “in loco”.
Se sua franquia for de revenda de produtos ou serviços
estruturada como “loja de rua” ou “loja de shopping”, enfim, se houver
necessidade de um Ponto comercial que
atraia o consumidor do varejo, uma empresa B2C, como um banco de varejo, diferente
de um banco de investimentos, empresa B2B, você deve visitar o local e lá
permanecer por um bom tempo, analisar o ambiente e conversar com outros
comerciantes e vendedores.
Se for loja de shopping, certifique-se o público alvo da Franqueadora,
se a marca que você pretende explorar se encaixa no perfil de visitantes
daquele shopping. Consumidores Classe A em regra não compram produtos e
serviços da Classe C, e vice-versa.
Se for
loja de rua, permaneça no local durantes vários dias, tome café-da-manhã,
almoce e jante em restaurantes próximos. Conte quantas pessoas passam em frente
ao local. Qual o perfil delas, se param ou se estão com pressa. Veja o
comportamento de consumo delas em lojas próximas. E, importante, se a franquia
já tiver uma loja da marca na sua cidade, visite aquela que está mais próxima
do Ponto comercial sugerido.
Converse
francamente com o Franqueado – desculpe o trocadilho -, indagando-o acerca das
vendas, suporte técnico da Franqueadora e lucro líquido após o pagamento de
impostos, encargos trabalhistas, royalties, taxa de propaganda, insumos etc.
Recomendamos
não fechar negócio com empresas que prometem muito e entregam pouco...
Franqueadora, conheça o candidato a Franqueado que pode prejudicar sua marca
e reputação
Não é tarefa fácil encontrar pessoas com Conceito moral e Conceito profissional reunidos. As pessoas tendem a ser ou mais
honestas ou mais inteligentes. Se encontrar pessoas honestas e com capacidade
técnica, alie-se a elas!
O risco inicial da Franqueadora é tratar com candidato a Franqueado
que não respeitará o Acordo de Confidencialidade previsto na Circular de Oferta de Franquia. Depois, de fechar negócio com o Franqueado e este não se comprometer com o trabalho,
ignorar processos e padrões que fizeram sua marca decolar – e colocando em
risco a reputação da Franqueadora -, e o que é pior, revelar o know-how, temas
e segredos comerciais da Franqueadora. Um bom Acordo de Confidencialidade deve prever multa, sem prejuízo das penas
dos crimes de violação do segredo
profissional, apropriação indébita,
estelionato e violação de direito autoral dos artigos 154, 168, 171 e 184 do
Código Penal e concorrência desleal
do artigo 195, incisos XI e XII e § 1º da Lei nº 9.279/1996. Mas isso tudo
pode e deve ser evitado com serviços de Inteligência & Investigações acerca
do candidato a Franqueado.
Cuidados na elaboração da Circular de Oferta de Franquia
Uma boa Circular de Oferta de Franquia tem linguagem simples, que não
deixam margem para dúvidas ou interpretações. Ela alerta o candidato a Franqueado
acerca dos riscos do negócios, afinal, por maior que seja a experiência
da Franqueadora o mundo dos negócios não é uma ciência exata e as empresas vão
à falência. Toda atividade econômica tem um risco econômico, pode não gerar lucro, tem risco político, pode gerar problemas legais ou perseguições tanto
do Estado quanto de particulares, e o sistema
de franquia empresarial tem risco
contratual, uma das partes ou ambas podem não ficar satisfeitas.
Um bom Advogado deve ser consultado, que recomendará a
contratação de empresa
de investigações de fraudes corporativas para descobrir fatos ou
circunstâncias para melhor adaptar o contrato de franquia empresarial ao seu negócio
e/ou ao candidato a Franqueado em especial.
A Franqueadora deve informar
todas as marcas que explora e a situação dela no INPI, bem como dos
softwares e patentes de invenção eventualmente cedidos.
A Franqueadora também
está obrigada a revelar a Receita bruta e Lucro líquido dos últimos 2 anos, com cópia dos Balancetes
e de resultado econômico. Não está confortável em fazer isso? então não seja Franqueadora, pois a omissão dessa informação na Circular de Oferta de Franquia tem levado muitos Franqueados
insatisfeitos à Justiça, e com sucesso.
Eventuais pendências
judiciais e administrativas junto ao Insituto Nacional da Propriedade
Industrial (INPI), Receita Federal do Brasil (RFB), Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS) e Caixa Econômica Federal (CEF) e Tribunais de Justiça
devem ser reveladas. O Franqueado tem direito de saber se
a Franqueadora não está prestes a falir por conta de dívidas fiscais,
trabalhistas e previdenciárias.
Certifique-se que o Franqueado foi informado acerca das barreiras de entrada na
região ou rede-de-relacionamento do Franqueado, no
caso de franquia de serviços. Muitos Franqueados simplesmente têm recursos financeiros para
investir, mas, não têm a capacidade técnica e o perfil necessário para
marketing & vendas, especialmente no caso de franquias de serviços. Vender serviços
é sempre mais difícil porque são ativos intangíveis, de difícil avaliação pelo
comprador.
Informe o candidato a Franqueado acerca das concorrência. E qual o trabalho
principal dele, quanto do seu tempo aproximadamente
seria destinado às funções de marketing,
promoção e vendas junto aos canais-de-distribuição e clientes, execução dos serviços ou tarefas
administrativas e prestação de contas. As vezes, o
Franqueado é obrigado a se dedicar mais justamente com
tarefas que ele menos gosta de fazer... Não vai dar certo...
O candidato a Franqueado deve ser informado acerca do perfil ideal para a Franqueadora, para que ele possa se identificar ou não
com a função. Um bom formulário de perguntas e respostas objetivas e subjetivos
pode testá-lo.
Quanto maior transparência
melhor: A Circular de Oferta de Franquia deve conter o nome completo, endereço,
e-mail e telefone de todos os Franqueados, para o mais novo deles não alegar
que não sabia dos riscos do negócio porque não pode pesquisar antes.
A Circular de Oferta de Franquia não deve ser entregue a qualquer
um, pesquise o candidato antes de revelar informações privilegiadas. Antes
disso, pode começar entregando apenas uma planilha com o total estimado de investimentos,
conforme se segue:
Investimentos
da C.O.F.
|
Valor (R$)
|
Taxa de Franquia
|
R$ 300 mil
|
Royalties
|
10% da Receita bruta
|
Taxa de propaganda
|
3% da Receita bruta
|
Computador com scanner
|
R$ 3 mil
|
Smartphone
|
R$ 4 mil
|
Móveis de escritório
|
R$ 5 mil
|
Capital-de-giro
|
VARIÁVEL
|
Obra civil
|
R$ 60 mil
|
Aluguel/arrendamento
|
R$ 6 mil/Mês
|
Treinamento presencial
|
VARIÁVEL
|
Internet/Telefonia
|
R$ 500,00/Mês
|
Uniformes
|
R$ 3 mil/Ano
|
Contabilidade
|
R$ 1.100,00/Mês
|
Certificado digital (A1)
|
R$ 300,00/Ano
|
Papelaria
|
R$ 500,00/Mês
|
TOTAL APROXIMADO
|
R$ 400 mil
|
A Franqueadora deve ser realista quanto aos investimentos –
seu Contador poderá ajudar -, e conservadora com relação ao prazo
de retorno do investimento. Lembre-se que o Franqueado pode comparar
as informações prestadas na Circular de Oferta de Franquia com aquelas que ele coletar no Ponto comercial ou nas entrevistas com Franqueados.
Nós latinos – do Lácio – não temos a cultura da investigação
pré-contratual. Preferimos confiar em nossos instintos e intuição e “pagar pra
ver”. Os tribunais de justiça do Brasil estão lotados de processos judiciais de
pessoas que pensavam assim. Prevenção é o melhor remédio. Pense nisso!
SOBRE O AUTOR
Marcelo Carvalho de Montalvão é diretor da Montax Inteligência, franquia de serviços de Inteligência & Investigações especializada na localização de pessoas, empresas e bens para a recuperação de ativos.
Advogado criminalista, é especialista em Direito Penal Econômico, crimes financeiros como fraude à execução, "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores e engenharia reversa da blindagem patrimonial, expertise usada para auxiliar departamentos jurídicos e escritórios de advocacia na solução de Execuções milionárias.
Autor do livro “Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa” e do "Manual de Inteligência - Busca de Ativos & Investigações", que você pode adquirir AQUI.
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