sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Montax usará "Big Data" para prever riscos e localizar bens



Facilitar o crédito no Brasil a partir da análise do Big Data, bancos de dados públicos disponíveis no universo web/Internet, para verificar o comportamento e a interatividade econômica, política e social de cada indivíduo ou empresa. O financiamento de produtos e serviços por instituições financeiras serão facilmente avaliados independentemente do porte da pessoa ou organização. Essa é a proposta do Montax Big Data, software da Montax Inteligência para entregar no varejo serviços de Inteligência na prevenção de fraude ou localização de empresas, pessoas e bens para a recuperação de créditos.
Segundo Marcelo de Montalvão, diretor da Montax, o objetivo é "dar ao mercado livre uma nova opção de fonte de consulta cadastral", modelo que, segundo ele, "só existia para clientes corporativos". O conceito é baseado no Big Data, grandes bases de dados de informação pública disponíveis na internet e que podem ser consultados simultaneamente. 
O sistema consulta vários bancos de dados públicos como tribunais de justiça, listas telefônicas, cartórios, sites de serviços de informação de negócios, de levantamento de informações de negócios e entrega para o consulente um Relatório de Inteligência Artificial sobre a pessoa ou empresa consultada. Se o consulente não gostar do que ler, pode optar não conceder o crédito. No caso de fraude ou pessoa que desaparece para não pagar dívidas, o software pode dar pistas acerca da localização pessoal e patrimonial.
A intenção do Montax Big Data, ressalta Montalvão, é permitir o exercício do Direito de Acesso à Informação Pública por qualquer cidadão, e não somente empresas e agências do governo, sem precisar se deslocar até cartórios ou autarquias de Estado para requerer Certidões de papel - um obsoletismo hoje em dia - ou pagar fortunas. A primeira consulta é grátis. A segunda em diante custará apenas R$ 7,00 (sete reais). Menos burocracia na hora de saber com quem estamos lidando.
"O Brasil ainda está engatinhando no Direito de Acesso à Informação Pública mas a Internet é um universo que pode substituir muitas Certidões de cartórios, cujas informações ficaram pequenas e irrelevantes. O Big Data entre mais com menos tempo e dinheiro", disse Montalvão.
Segundo o diretor da Montax, a partir de dados capturados pelo Montax Big Data em fontes abertas de Inteligência ou mesmo a partir de declarações de fontes humanas de Inteligência em redes sociais, será gerado um Relatório de Inteligência Artificial com dados e informações que muitas vezes nem mesmo a pessoa lembra ter entregado em cadastros e redes sociais. Se ele declarou publicamente, a informação passou a ser pública. 

Uma nova opção para o mercado
Com o Montax Big Data, explica Montalvão, será possível consultar vários bancos de dados cadastrais gratuitos na Internet, simultaneamente, inclusive Google, Bing e Yahoo! ao mesmo tempo, de modo a identificar melhor e mais facilmente o perfil de cada Ator do mercado (pessoa ou organização). É uma nova opção para o mercado já que os serviços de consulta cadastral que existem se baseiam em fontes conveniadas como Receita Federal do Brasil, Banco Central do Brasil, Juntas Comerciais e Tribunal Superior Eleitoral, bancos de dados estáticos que muitos fraudadores sabem como enganar.

Consulta sem burocracia

Ainda em fase de testes, Montax Big Data vai fornecer um Relatório de Inteligência Artificial (RIA) grátis para cada cliente. É uma modo de conhecer o serviço antes de decidir pela compra de outros relatórios, antes de realizar novas consultas. O foco serão consultas online, ontime e fulltime para pessoas, empresas e associações com um e-mail para receber o Relatório de Inteligência Artificial.
As consultas que antes eram realizadas somente internamente pelos Analistas de Inteligência da Montax agora poderão ser realizadas por qualquer um, diz Montalvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.