quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Como Acelerar o Processo Judicial e Aumentar a Produtividade do Escritório de Advocacia?

Submarinos operam de forma discreta e especializada desde a 1ª Guerra Mundial. Nas batalhas da guerra econômica, Serviços de Inteligência são realizados de forma velada, disfarçada e seu resultado o adversário sentirá somente quando for tarde demais.

Grande parte do faturamento de um escritório de advocacia vem de execuções fiscais, cíveis e trabalhistas. Não importa se a sociedade de advogados defende o credor ou a empresa devedora e ex-sócios, é o período mais crítico, a etapa decisiva do processo. O credor vem com tudo para cima dos devedores, estes por sua vez são capazes das piores artimanhas para não pagar suas dívidas.
Num campo de batalha convencional, seria a hora "H" ou o “terreno desesperador”.
Se considerarmos a Justiça Pública como um campo de batalha da guerra econômica, a fase de execução é o momento desesperador: Lute ou morra. (vide École de Guerre Économique - Formations Intelligence Économique)
Com a lista de bens, são maiores as chances de uma ação ordinária ser solucionada mediante Acordo. E mais cedo ou mais tarde as ações ordinárias acabam se transformando em execução de sentença.  
Pesquisa de bens do devedor e provas da localização patrimonial aceleram o processo judicial e aumentam a taxa de sucesso. É uma tarefa velada, um trabalho furtivo de profissionais de Inteligência que oculta as intenções dos advogados de promover a penhora dos bens encontrados.
As provas e bens descobertos pela Inteligência são como os torpedos de um submarino: Seus adversários nem vão notar o que os destroçou.
Fique conosco que informaremos as 3 principais situações em que serviços de Busca de Ativos podem catapultar o resultado financeiro das execuções, inclusive algumas das quais seu cliente figura como devedor.
Acelere o resultado financeiro das demandas e aumente o faturamento do escritório, tarefas vitais em tempos de crise econômica em que os clientes só falam de “corte” de gastos e têm pressa na recuperação de créditos.
Confira!       

1.    Promova você mesmo a pesquisa de bens penhoráveis do devedor.

Um dos momentos desagradáveis para um juiz é o de acessar os sistemas BACEN-Jud, RENA-Jud e INFO-Jud, porque tarefa que nada têm de teoria jurídica e, na maioria das vezes, inócua.
Nesse ponto, você não acha estranho que pessoa que demonstra padrão de vida invejável no Facebook ou tenha tomado empréstimos milioários junto ao banco tenha apenas “R$ 50,00” em suas contas bancárias?
É óbvio que ele está operando por meio de empresa braço-financeiro!
A pesquisa de bens é a única maneira de descobrir onde estão os bens do devedor ou onde está o patrimônio que o fraudador sonegou das Declarações de Rendimentos do IRPF.
Em nosso artigo "6 Dicas de Inteligência Para Sociedades de Advogados", capítulo Use Inteligência na Busca de Bensexplicamos porque advogados perdem tempo e dinheiro em processos judiciais sem a localização patrimonial do devedor.
Além de ativos intangíveis, o credor precisa descobrir ativos fixos imobiliários e outros bens penhoráveis do devedor.
E isso só vai conseguir quando descobrir em quais cartórios de Notas foram lavradas Escrituras públicas de compra-e-venda de imóveis não averbados no cartório de Registro de Imóveis; ou cartórios de Registro de Imóveis onde constam Certidões de ônus reais ou certidões de matrícula de imóveis (propriedade), especialmente aqueles que o devedor sonegou de sua Declaração de Renda.

A listagem dos bens do devedor deixa sua execução mais confiável e robusta. Juízes demonstram mais respeito aos profissionais técnicos que não brincam em serviço, que se antecipam e não dependem do Estado. Aplicadores do direito detestam promover a busca de bens ou busca de provas ou praticar atos que deveriam ser realizados pelas partes.


Montax Inteligência auxilia departamentos jurídicos e escritórios de advocacia a obter provas de propriedade de bens, direitos e créditos de pessoas que desaparecem ou ocultam seus bens para não pagar dívidas.

Suas execuções de título executivo judicial e ações de cumprimento de sentença terão mais eficácia, e o faturamento de seu escritório vai aumentar. Não precisa esperar anos por isso.



2.    Fraude? Promova a consulta de bens sob controle do fraudador.

Serviços de Inteligência vão identificar crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores como a constituição de empresas em nome/CPF de “laranjas” e outras táticas de blindagem patrimonial que podem não configurar crimes financeiros.
Esquemas de blindagem patrimonial como esvaziamento patrimonial da empresa devedora (“terra arrasada”), sucessão empresarial e criação de holdings patrimoniais dificultam as ações de recuperação de ativos.
Faça uma engenharia reversa do esquema de blindagem patrimonial.
A consulta de bens do fraudador, empresas de fachada e “laranjas” identificados nas ações “submarinas” da Inteligência permitirá a coleção de provas úteis em notícias de crimes, ações incidentais de desconsideração (normal e inversa) da personalidade jurídica e de nulidade de atos com base no crime de fraude à execução e fraude contra credores.
Nesses casos de fraude (estelionato), além de prova de propriedade dos bens a vítima da fraude precisa descobrir provas do controle desses bens pelo fraudador. Essas provas geralmente são Procurações públicas “ad negotia” de empresas, lavradas em cartórios de Notas distantes do local da fraude, e Escrituras particulares de promessa de compra-e-venda (contratos-de-gaveta) entregues por fontes humanas de Inteligência.





3.    Fiador ou devedor solidário? Promova a busca de bens do devedor principal!

Serviços de Inteligência também ajudam devedores.
Sabe aqueles casos em que seu cliente assumiu dívidas de empresas falidas, de ex-sócios que não pagaram dívidas trabalhistas da empresa que se retirou há anos ou foi fiador ou avalista, e o devedor principal que havia solicitado aval simplesmente desapareceu?
Ao invés de perder tempo com questões jurídicas tentando explicar ao juiz que seu cliente não tem obrigação de pagar dívidas de terceiros que desapareceram ou ocultam seus bens – argumento ineficaz especialmente na Justiça do Trabalho, que favorece ao trabalhador -, por que não experimenta listar os bens do devedor principal, do “pivô” da dívida?
A vantagem para o devedor solidário ou devedor subsidiário é que o devedor principal geralmente não é muito bom em esconder seus bens, direitos e créditos. Suas táticas de ocultação de bens e blindagem patrimonial geralmente são pouco sofisticados.
A tarefa de busca de ativos & investigações, busca de bens ocultados pelo devedor principal será menos complicada que nos casos acima mencionados.



Serviços de Inteligência valem muito a pena porque aceleram o processo, reduzem o tempo das demandas. Já imaginou o que você teria feito sem aquela Certidão de ônus reais ou Certidão de matrícula ou propriedade do imóvel ou dados bancários de empresa obscura que seu profissional de Inteligência & Investigações descobriu?
Se quiser aprender mais sobre a Atividade de Inteligência e fazer você mesmo uma Busca de Ativos, disponibilizamos um Manual de Inteligência totalmente grátis aqui.


SOBRE O AUTOR

Marcelo de Montalvão é diretor da Montax Inteligência, empresa que auxilia diretores jurídicos & compliance em due diligences investigativas, busca de ativos e investigações corporativas.
Autor do livro “Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa” e vários artigos sobre Inteligência Militar, Inteligência Empresarial, Compliance e Segurança corporativa.
Idealizador do e-book grátis Manual de Inteligência - Busca de Ativos & Investigações.
Conecte-se com Marcelo no LinkedIn
Ouça o Marcelo no YouTube






Rio de Janeiro - RJ, Rua Figueiredo Magalhães, 387/801 - Copacabana - CEP: 22031-011
Telefone + 55 (21) 2143-6516
WhatsApp +55 (21) 99682-0489
Correio eletrônico montax@montaxbrasil.com.br

Montax Serviços de Informação Ltda.
CNPJ 11.028.620/0001-55
Copyright © 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.