domingo, 18 de setembro de 2016

Como o Google Pode Ajudar na Busca de Emprego?

Inteligência Competitiva Aplicada à Busca de Emprego – Dicas de Uso do Google Alerts para Recolocação Profissional


Se você está desempregado, deve estar frustrado e essa sensação só aumenta quando realiza investimento de tempo e dinheiro e as oportunidade de trabalho não aparecem. E as que surgem ou nada têm a ver com seu perfil profissional ou não se transformam em contratação.

Não estou aqui para falar de como você deveria ter tratado melhor seus colegas e patrões para ter um bom “networking”, sobre onde e quais pós-graduações e MBAs você deve realizar nem tampouco de como fazer seu curriculum brilhar.

Nos últimos meses muita gente tem me pedido ajuda na busca de recolocação, seja pedindo emprego seja com indicação para alguma empresa que esteja contratando. Primeiramente, não sou o Antônio Ermínio de Moraes nem tampouco conheço muitas empresas em expansão – na verdade, todas que eu conheço estão tentando sobreviver -, mas, acho que posso ajudar com dicas de Inteligência Competitiva aplicada à pessoa natural, a um desempregado em busca de vaga de emprego.

Esse artigo é destinado àquelas pessoas que estão desempregadas e não conhecem o Google Alerts. Se você é um geek ou entusiasta das vantagens do acesso à informação e da comunicação na Era Digital, provavelmente já conhece o Alerts. Mas, não me ache pretensioso porque não o estou subestimando, apenas sei que realmente existem muitas pessoas que procuram dicas, opinião, oportunidades de negócios e empregos, e até teses de doutorado no Google, mas, não sabem para quê serve ou nunca ouviram falar do Google Alerts. Então vamos lá!

O Google Alerts, como toda a maravilha da Internet, revolucionou serviços de informação com a dupla vantagem “instantâneo” e ‘”de graça”. Essas maravilhas disruptivas que Michael Porter chamou de tecnologias, produtos e serviços “substitutos” como uma de suas “5 Forças que dirigem a concorrência na indústria[1].

É um serviço de alerta acerca de palavras e expressões-chave publicadas na Internet que direciona imediatamente a publicação, a postagem diretamente para o seu e-mail. De graça.

Aqui na Montax usamos o Google Alerts em nossos serviços de Inteligência, Busca de Ativos & Investigações, mas, também podemos usá-lo para a busca de oportunidade de negócio. Você pode utilizá-lo na busca de oferta de vagas de emprego para você ou seus amigos.

COMO FAZER?

Primeiramente, abra uma conta no Google. Eu sei eu sei, eles vão passar a te monitorar mais etc. etc. Lamento amigo, a privacidade é coisa do passado e um dia visitaremos seus fósseis em museus de história natural...

Acesse o Google Alerts (www.google.com.br/alerts). No campo "Criar um alerta sobre" escreva uma palavra ou expressão (frase) de sua indústria ou área de interesse como "Advogado”, “Compliance" ou “Corretor de imóveis” + as palavras”anúncio” ou "vaga" ou "emprego" ou “vaga de emprego”, ou ainda, “anúncio de vagas”!

No item "mostrar opções", na opção "frequencia" selecione “quando disponível”.

Em "Quantos", escolha “ver todos” e no campo "enviar para" coloque o e-mail que você mais usa.

Clique em "criar alerta"...

Recomendo criar vários outros alertas, mas, com palavras e expressões-chave diferentes.

Você vai receber muitos e-mails com postagens recentes que tenham as palavras e frases que escolheu, com ofertas de vagas de empregos nesses segmentos.

Sugiro ainda que você responda aos anúncios IMEDIATAMENTE – seja o primeiro! -, com seu curriculum vitae no formato WORD ou envie o link de seu LinkedIn mesmo, o que acho mais moderno e atual, desde que ele esteja atualizado.

Outra dica é criar e salvar em seu PC ou smartphone um texto de resposta padronizado para que você seja não somente o primeiro como o mais bem-preparado para responder ao anúncio de oferta de vaga de emprego!

Deus o ajude na recolocação profissional!

Marcelo de Montalvão.






[1] Fonte: MONTALVÃO, Marcelo de; Inteligência & Indústria - Espionagem e Contraespionagem Corporativa. Capítulo 31 Análise SWOT - [S.l.: s.n.], 2015. Registro da Biblioteca Nacional nº 660.959.
Acesse o eBook AQUI http://goo.gl/9KiIHG  

Um comentário:

  1. Excelente, uma estratégia muito inteligente.
    Parabéns ao Dr. Marcelo Montalvão Diretor executivo da Montax.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.