domingo, 18 de novembro de 2018

Inteligência Competitiva (IC) - 7 Ações de Marketing & Vendas Simples Porém Eficazes

Algumas ações de marketing e vendas são simples, porém, podem ser extremamente eficazes para colocar sua marca na mente do consumidor em potencial (branding), alavancar vendas e aumentar o faturamento. 


Montax Inteligência ajuda empresas com Inteligência Competitiva (IC) para ações de marketing, de conquista de mercado, e aumento das vendas, ou soluções de concorrências com suspeitas de fraudes.

Cada caso é um caso. Cada mercado é especial e cada empresa tem pontos fortes e pontos fracos e concorrentes!... Cada um deles requer estudo, planejamento e ações de marketing e vendas especiais...

Mas, algumas ações de marketing e vendas podem ser replicadas em várias indústrias, principalmente em pequenas e médias empresas cujas ações de marketing (branding) precisam de reforço para colocar a marca na mente do Comprador em potencial.

Ações de marketing e vendas aumentam os pedidos e geram uma pressão sobre o preço... O preço do seu produto ou serviço... E o preço da sua empresa, de sua marca... Com o tempo, sua empresa ganhará mais com menos esforços de marketing e vendas, logo, o tempo que sobra servirá para planejar estratégias de marketing mais profundas e abrangentes com ações de marketing e vendas que aumentarão seus lucros de forma exponencial. 

As pessoas e empresas Compradoras querem conhecer novos fornecedores, entrantes e produtos substitutos porque precisam solucionar seus problemas com menos tempo e dinheiro envolvidos. E porque odeiam depender de um único fornecedor. O mercado quer te conhecer. Apresente-se sem dó!

Presumimos que você já conheça o significado das expressões "público-alvo" e "persona", então, vamos lá!


#1 - Envie e-mails 

Enviar e-mails é a mala-direta de marketing e vendas dos tempos modernos. Você economiza papel e despesas com Correios em suas ações de marketing e vendas. Aqui não estamos falando de SPAM! Estamos falando de identificar seu público-alvo, sua persona e Compradores que se encaixam nesse perfil e enviar e-mails i-n-d-i-v-i-d-u-a-i-s, com o nome do destinatário, apresentação pessoal comunicando o que faz e a lista de benefícios que podem solucionar o problema do comprador. Você encontra o e-mail do destinatário com programas tipo RocketReach ou simplesmente consultando o Google pelo nome completo do Comprador "entre aspas" + o símbolo do "@". Ah! Não esqueça de oferecer no e-mail uma reunião ou Apresentação, pessoalmente ou via Skype (abaixo explico o porquê).


#2 - Conecte-se e envie mensagens pelo Linkedin 

Muito parecido com o envio de e-mails de marketing e vendas, só que obedece outras regras. Depois de identificar seu público-alvo e persona, conecte-se com eles no Linkedin na forma que se segue: a) Procure descrevendo o cargo de sua persona + Estado da federação onde você tem escritório ou agência; b) Surgirão muitos nomes, então clique em “Conectar”; c) Selecione a opção “Adicionar nota”; d) Envie uma nota nos seguintes termos "Prezado(a), Fazemos X (especialidade) há anos e queremos muito ter você/sua empresa como cliente de Y (benefício). Por favor, informe seu e-mail para detalhes e referências. Obrigado". Se receber o e-mail, envie o modelo de e-mail marketing. Você encontra Compradores pelo cargo da descrição do perfil deles no Linkedin. Ah! De novo, não esqueça de oferecer no e-mail uma reunião ou Apresentação, pessoalmente ou via Skype.


#3 - Telefone 

Isso mesmo! Em tempos de e-mails ninguém mais quer telefonar. Mas o telefonema é a única forma de contato a distância em que o interlocutor é obrigado a te escutar. Por isso as ações de tele marketing e vendas ainda dão resultado. Antes da Internet era assim que a gente fechava negócios. E ainda é!!! A vantagem do telefonema é que a pessoa é obrigada a falar com você. Mas, ela pode estar ocupada, então, SEJA BREVE: Vá direto ao ponto, não enrole com conversa fiada. Você consegue o telefone do Comprador para telefonemas de marketing e vendas nos sites de seu público-alvo e persona. Certifique-se que telefonou de um lugar silencioso, porque ninguém merece aquelas ligações de telemarketing com um barulho de uma multidão de vendedores "batendo meta" ao estilo "O Lobo de Wall Street", e tenha em mãos um briefing de marketing e vendas por telefone mais ou menos assim: "Olá, sou Marcelo Carvalho de Montalvão da Montax Inteligência, que ajuda outras empresas com Inteligência Competitiva (IC) para a conquista de mercado ou soluções de concorrências. Você tem 5min para entendermos quais os problemas ou desafios que vocês enfrentam para eu saber se podemos ajudá-los? Se não puder falar agora, pode me dar seu e-mail para envio de um portefólio ou Apresentação? Muito obrigado". 


#4 - Cadastre os Compradores

Tarefa chata que ninguém gosta de fazer. E quem gosta o faz para evitar o principal do marketing e vendas: Conversar cara-a-cara, "olho-no-olho". Mas, se não cadastrar os Compradores, como poderá ligar novamente ou reenviar um e-mail 2 ou 3 meses - ou 2 anos - depois? Os dados do Comprador servem para retornar o contato pessoal, telefônico ou telemático indagando "Que tal, resolveu aquele problema? Será que agora eu não posso te ajudar?". Acredite, Montax Inteligência já fechou muitos negócios com essa tática de marketing e vendas. Nós poderíamos discorrer horas sobre softwares de marketing e vendas (ou força-de-vendas) como o Salesforce, Pipedrive ou outros CRMs, porém, qualquer um pode começar com a boa e velha planilha Excel com dados mais importantes do Comprador e o status do negócio/contato, com o hyperlink da empresa e do Comprador, exemplo:


Clientes Potenciais (Prospecção)

Empresa cliente
Pessoa de contato
Telefone
E-mail 

Status do negócio

Montax Inteligência        
     Marcelo Carvalho de Montalvão(21) 99682-0489  
Contato telefônico com Marcelo, em 18 de novembro de 2018, que pediu portefólio por e-mail porque estava de saída.


#5 - Reuniões de negócios, apresentações e palestras grátis

Enquanto não fica famoso ao ponto de cobrar por uma palestra, apresentação ou entrevista, faça isso de graça! De cada 20 pessoas que te escutam 1 vira cliente. Então que seja ouvido por 1.000, 10.000 pessoas. Palestras, apresentações ou reuniões de negócios, de forma sistemática, trazem grandes resultados de seus esforços de marketing e vendas. Não esqueça a regra de ouro: Coloque a vaidade de lado e esqueça quem você é - se os espectadores estão ali já sabem quem é você - e chame a atenção para os benefícios aos Compradores. As palestras e apresentações fixam muito mais a marca e seus benefícios na mente do consumidor. Ou solicite uma reunião! Todos as formas de contato (pessoal, telefônico ou telemático) devem ter como escopo o agendamento ao menos uma apresentação ou reunião de negócios. E após a reunião entregue presentes inesperados como manuais, canecas, canetas, modelos de relatórios ou informativos especiais, essas coisas que entregamos em conferências e eventos e que podem introjetar sua marca na mente do Comprador. Prepare um bom material, folders ou portefólio, em uma pasta com seu cartão-de-visitas.


#6 - Crie associações ou grupos de WhatsApp para alianças estratégicas

Muitas empresas parecem concorrentes, mas, em realidade elas ou atendem ao mercado com serviços diversos dos nossos ou atendem público-alvo e personas diferentes. Exemplo: Se você constrói estradas e pontes não deixe de conversar com os Vendedores e Engenheiros da Odebrecht porque eles podem dispensar negócios que você não dispensaria, alertando-o acerca de oportunidades de negócios que não são do interesse da gigante do setor da construção, mas, são do interesse de construtoras de médio ou pequeno porte. Crie associações ou mesmo grupos de WhatsApp para facilitar alianças estratégicas, cooperação e parceria entre concorrentes que vendem produtos ou prestam serviços similares mas não exatamente iguais, na mesma localidade e CNAE - procure no Google - que atendem Compradores mais complexos em negócios ou circunstâncias sem conflito de interesses. Faça alianças e crie sistemas de parcerias "ganha-ganha". É impressionante quantos novos negócios chegam por indicação de "concorrentes", muitos não pedirão nada em troca. Mesmo assim, ofereça retribuição com um Programa de Parceria. Sua marca não sairá mais da mente nem dos supostos concorrentes, seus novos parceiros de negócios. 


#7 - Promova a integração dessas ações de marketing e vendas

Por último, e não menos importante. Promova a integração entre todas essas ações de marketing e vendas. As ações realizadas de forma integrada, com o cliente em potencial te encontrando, te vendo, te escutando ao telefone e lendo suas mensagens ou artigos científicos fará com que ele não esqueça de sua marca. Sua empresa, soluções e benefícios serão para o Comprador ou parceiros de negócios o que Coca-Cola representa na mente do consumidor de refrigerantes: Primeira opção e os outros serão os outros. Um bom website ajuda bastante com essa integração ou mesmo como reforço necessário às ações de marketing e vendas. Aliás, além da integração um site é o melhor canal de comunicação social porque confirmará online, ontime e fulltime para o mercado aquilo que escutou ou leu de você nos vários canais de comunicação. Explicamos isso nos artigos Inteligência de Marketing Digital e Marketing Digital da RCF - Recuperação de Créditos Fiscais, Um Estudo de Caso. E crie mecanismos para sua marca aparecer no perfil dos consumidores no Facebook e Linkedin ou nos produtos e serviços dos Compradores, como a marca "Intel Inside®" aparece em vários computadores de diversas marcas.


Leia o livro Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa, um Manual de Guerra Econômica a partir de conceitos da Inteligência Militar e Inteligência Competitiva (IC).
























Portanto, esqueça a tal "crise" e as "dificuldades do mercado". 

Se sua empresa quiser aumentar o faturamento só depende você.

Você e seus colaboradores devem promover as ações de marketing e vendas básicas porém eficazes porque não demandam investimentos senão de Tempo.

Vamos às ações de marketing e vendas!



SOBRE O AUTOR

Marcelo Carvalho de Montalvão é diretor da Montax Inteligência, franquia de serviços de Inteligência & Investigações especializada na localização de pessoas, empresas e bens para a recuperação de ativos

Advogado criminalista, é especialista em Direito Penal Econômico, crimes financeiros como fraude à execução, "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores e engenharia reversa da blindagem patrimonial, expertise usada para auxiliar departamentos jurídicos e escritórios de advocacia na solução de Execuções milionárias

Autor do livro “Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa” e do "Manual de Inteligência - Busca de Ativos & Investigações", que você pode adquirir AQUI

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